[EBOOK] Guia completo de como ganhar dinheiro com rádio digital
1. Introdução
Os recursos digitais têm mudado consideravelmente a forma como as pessoas se relacionam com o mundo, inclusive no que se refere aos meios de comunicação. Nesse cenário, as empresas de radiodifusão têm passado por transformações para melhorarem a qualidade de seus serviços, atenderem às novas exigências dos consumidores, conquistarem os ouvintes e, claro, sobreviverem no mercado.
Em vários lugares do mundo (EUA, Japão e Europa), o sinal analógico de rádio vem sendo substituído pelo digital. No Brasil, os testes para implantação da rádio digital começaram por volta de 2005.
Com a autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), algumas emissoras começaram a utilizar o sistema europeu e o estadunidense, com a finalidade principal de identificar qual dos modelos de transmissão mais se adequa à realidade nacional.
Apesar dos testes, ainda não houve a implantação e regulamentação da rádio digital no país. Desde 2010, o processo de escolha do padrão a ser adotado vem sendo conduzido pelo Sistema Brasileiro de Rádio Digital (SBRD). Enquanto isso, o sistema de radiodifusão continua evoluindo, sobretudo com a migração das emissoras de faixa AM para o espectro FM.
Logo mais, a adoção da rádio digital promoverá novas transformações no setor. Ela promete revolucionar a tradicional concepção de rádio no país para conquistar e fidelizar novos ouvintes. Nesse cenário, os empresários precisam estar preparados para as mudanças, sobretudo para atrair o público e manter a rentabilidade do negócio.
Pensando nisso, preparamos para você este e-book — Guia completo de como ganhar dinheiro com a rádio digital — que tem como objetivo explicar o que é rádio digital, as diferenças entre ela e os modelos analógico e online, e como os empresários podem lucrar com esse novo sistema de transmissão. Confira!
2. O que é rádio digital?
A rádio digital é um sistema de radiodifusão que utiliza o espectro eletromagnético para transmissão de sons. Ao contrário do que ocorre no modelo tradicional, em que o sinal de áudio é modulado diretamente em FM ou AM, no sistema digital, antes de ser transmitido, o áudio é digitalizado e sua sequência binária é modulada por padrões de codificação digital diferenciados.
Depois de comprimido, o sinal é transmitido de forma semelhante ao analógico, em um processo que envolve transmissores, antenas e torre. O grande benefício desse modelo é a melhoria da qualidade do áudio que chega até o aparelho de som dos ouvintes.
Mas não é só isso! O sistema também é capaz de realizar transmissões de textos e imagens (com baixa resolução). Assim, os consumidores podem visualizar informações complementares no letreiro do aparelho de som, tais como previsão do tempo, cotações, detalhes acerca da música que está sendo transmitida, notícias sobre o trânsito etc.
Além dessas vantagens, o padrão digital de transmissão:
- torna possível a multiprogramação, ou seja, o transmissor pode enviar mais de um programa na mesma frequência de rádio;
- têm maior abrangência de cobertura, ou seja, as emissoras podem enviar sua programação para uma área muito maior;
- usa de forma mais eficiente o espectro de radiofrequências;
- oferece maior flexibilidade ao público, visto que alguns aparelhos de som possibilitam que o ouvinte pause a programação ou volte no programa e música desejadas;
- diminui os gastos das emissoras com energia elétrica.
Agora que você já sabe o que é rádio digital e conhece os inúmeros benefícios que ela oferece, tanto para o consumidor quanto para as emissoras, confira a seguir os modelos de transmissão que estão em testes no Brasil.
2.1. Sistemas de transmissão
A demora na implantação e regulamentação da transmissão do sinal de rádio digital no Brasil se deve, principalmente, à dificuldade de identificação do padrão que mais se adequa à realidade nacional. Desde que os testes se iniciaram, dois modelos tecnológicos vêm sendo considerados como possibilidades de base técnica para o Sistema Brasileiro de Radiodifusão. Veja quais são!
IBOC (In-band On-channel)
Também conhecido como HD Rádio, o IBOC foi desenvolvido pela empresa Ibiquity. Atualmente, ele é o sistema de transmissão de radiodifusão adotado nos Estados Unidos e México.
Sua principal vantagem é a versatilidade, uma vez que ele é capaz de enviar sinais digitais e analógicos de forma simultânea. Assim, os consumidores que não tiverem um receptor digital podem continuar recebendo os sinais das emissoras por meio dos aparelhos analógicos.
Em contrapartida, os testes realizados demonstraram que o sistema HD Radio não é eficiente na transmissão de ondas curtas.
DRM (Digital Radio Mondiale)
O Digital Radio Mondiale (em português, rádio digital mundial) foi criado pelo consórcio global DRM, com representação em vários países e sede na Suíça. Ele foi pensado e desenvolvido para ser um padrão aberto e mundial de rádio.
Em 2003, o DRM foi reconhecido pela UIT (União Internacional de Telecomunicações) como o único padrão de rádio que pode funcionar nas bandas entre 3 e 30 MHz. Atualmente, ele opera na Frequência Modulada (FM) e Amplitude Modulada (AM).
Vale lembrar que o governo brasileiro ainda não decidiu qual dos sistemas será adotado no país. Enquanto isso, ambos os padrões continuam sendo utilizados em caráter experimental por várias emissoras, que vêm explorando a ferramenta da multiprogramação presente no sinal digital para atrair mais ouvintes e aumentar os lucros.
Simultaneamente à transmissão digital, muitos empresários têm investido nas rádios online e no streaming de áudio, com vistas à expansão do público e à manutenção da rentabilidade do negócio. Mas como funciona a rádio online? Qual a diferença dela para a digital? Continue a leitura e descubra!
3. Qual a diferença entre a rádio digital e online?
Antes de entender as diferenças, você precisa conhecer o que é a rádio online. Também conhecida como rádio web, seu modelo baseia-se na transmissão da programação feita por meio da internet.
Diferentemente dos modelos analógicos e digitais, em que o sinal se propaga por ondas eletromagnéticas, a rádio online utiliza serviços de streaming para levar a programação aos ouvintes.
O streaming é um recurso tecnológico que permite a transmissão de dados (áudio e vídeo) pela rede mundial de computadores. Por meio dele, é possível que os ouvintes tenham acesso à programação completa da rádio, seja aos programas ao vivo, seja aos gravados.
Cabe ressaltar que, como a transmissão ocorre por meio da internet, ao contrário dos modelos em que o sinal se propaga por ondas eletromagnéticas (sistema analógico e digital), a distância existente entre o público e a emissora da rádio web é indiferente.
Ou seja, independentemente do local em que estiver, o consumidor tem acesso a todos os programas da rádio, sem que haja interferências na qualidade do áudio.
Assim, as emissoras de radiodifusão conseguem alcançar e fidelizar um número maior de ouvintes. Afinal, além de não existirem barreiras geográficas à transmissão, a programação fica disponível para os indivíduos que têm como principal meio de comunicação a internet. Por isso, muitas empresas de radiodifusão têm expandido seus negócios e vêm investindo em transmissões pela rede mundial de computadores.
Agora que você já sabe o que é rádio digital e rádio online e conhece os benefícios desses modelos de transmissão, descubra como a sua rádio pode ganhar dinheiro com esses novos recursos tecnológicos!
4. Dicas e estratégias para ganhar dinheiro
Com as inovações propiciadas pela tecnologia, sobretudo a melhoria da qualidade do áudio, o que não faltam são maneiras de atrair e fidelizar os ouvintes. Confira a seguir algumas dicas para aumentar o público da sua rádio e a rentabilidade de seu negócio!
4.1. Explore a multiprogramação
Um dos grandes benefícios da rádio digital é a possibilidade de as emissoras transmitirem até três programas diferentes utilizando a frequência da estação, é o chamado multiscanting.
Explorar esse recurso para oferecer diversos conteúdos é uma ótima forma de aumentar a variedade da programação para atender, simultaneamente, diferentes gostos. Com isso, a emissora de rádio consegue atingir um número muito maior de ouvintes e, consequentemente, atrair mais anunciantes.
4.2. Faça promoções
Sem dúvidas, as promoções continuam sendo uma das melhores formas de atrair os ouvintes e alavancar a audiência da rádio, sobretudo nas datas comemorativas e feriados.
Por isso, investir em sorteios de prêmios durante a programação é uma ótima opção — vale lembrar que os brindes não precisam ter valor elevado, mas apenas propiciar boas experiências aos ganhadores. Desse modo, o importante é apostar na criatividade para agradar ao público
Não se esqueça também de planejar bem a promoção, visto que eventuais problemas podem afetar a relação dos ouvintes com a emissora e abalar a imagem de sua rádio. Crie um regulamento claro e estabeleça formas fáceis de participação. Depois disso, divulgue a ação em toda a programação.
4.3. Venda propagandas durante a programação
Além dos horários destinados aos intervalos comerciais, você pode reservar um espaço durante as programações para que o locutor faça propagandas de produtos e serviços dos anunciantes. É claro que a divulgação da marca deve ser feita de forma orgânica e mais natural possível.
Vale lembrar ainda que, nesse caso, é preciso fazer um estudo prévio acerca do público-alvo de cada programação. Afinal, os anúncios devem ser alocados na programação de acordo com o perfil dos ouvintes. Caso contrário, eles não surtirão efeito.
Se a sua emissora conta com programas esportivos e automobilísticos, por exemplo, é interessante pesquisar por empresas que atuam nesses nichos e apresentar a elas a proposta da sua rádio, incluindo a programação e o público alvo. Certamente, esse tipo de ação aumenta as possibilidade de atração de anunciantes.
4.4. Invista em presença digital
A internet, sobretudo as redes sociais, tem mudado consideravelmente a forma como as pessoas se relacionam e consomem bens e serviços. Nesse cenário, as empresas que não se fazem presentes no meio digital acabam ficando para trás.
As rádios que atuam no mundo virtual conseguem alcançar um número maior de ouvintes, seja em decorrência da inexistência de barreiras geográficas à transmissão, seja devido ao fato de ficarem disponíveis para o público que utiliza a internet como principal meio de comunicação.
Além disso, as redes sociais, por exemplo, podem e devem ser utilizadas para a interação das emissoras com os ouvintes, principalmente para o recebimento de sugestões e críticas.
Utilize-a para identificar eventuais falhas e atender às demandas dos consumidores. Assim, você consegue aumentar o público de sua rádio e as possibilidades de atrair anunciantes, o que contribui também para o crescimento do faturamento do negócio.
5. Conclusão
Ao longo deste e-book, você pôde perceber que os recursos digitais estão revolucionando os meios de comunicação. Apesar de ainda estar em fase de testes, o sinal digital promete transformar o sistema de radiodifusão brasileiro, levando aos ouvintes um áudio de melhor qualidade e, ao mesmo, tempo, informações complementares, com pequenos textos e imagens.
As mudanças também trarão benefícios para emissoras. Afinal, o uso de ferramentas tecnológicas para melhoria da qualidade dos serviços propiciam as condições necessárias para a conquista e fidelização de novos ouvintes, consequentemente, para a atração de mais anunciantes e crescimento do faturamento da emissora.
6. Sobre a Teletronix
A Teletronix é uma empresa brasileira referência em equipamentos para emissoras de rádio e televisão. Fundada em 1996 pelos engenheiros Gustavo Auad e Rogério Correa, ela vem revolucionando o setor de radiodifusão no país, antes dominado por instituições estrangeiras.
A principal missão da empresa é produzir equipamentos de qualidade, que tenham alto nível de desempenho tecnológico na transmissão de sons e imagens e, claro, bom custo-benefício. Diante dos desafios da modernidade, a Teletronix se reinventa a cada dia para garantir aos seus clientes, emissoras de rádio e TV do Brasil e do mundo, a mais alta tecnologia da radiodifusão.
Pautada nos princípios da transparência, honestidade, comprometimento e ética, a empresa é focada nas demandas e necessidades de seus clientes. Com qualidade 100% nacional, seus produtos apresentam baixo índice de manutenção. Nos casos em que ela é necessária, a Teletronix oferece todo o suporte técnico requerido, de forma rápida e acertada.
Em 2005, a empresa obteve a certificação ISO 9001, o que comprova a qualidade de seus produtos e serviços, bem como reafirma seu comprometimento com a melhoria de todos os processos relacionados ao desenvolvimento de tecnologias para a radiodifusão.
Além disso, a Teletronix é comprometida com a construção de um meio ambiente equilibrado. Suas instalações contam com estações de tratamento de esgoto e resíduos sólidos, conforme determinado pela legislação vigente. Ademais, ciente da necessidade de conscientização do uso dos recursos naturais, a empresa patrocina eventos de promoção da proteção do meio ambiente.