29 de maio de 2018 in Ebooks, Rádio AM e FM

[EBOOK] O manual da gestão financeira para rádios

As emissoras de rádio são um dos meios de comunicação mais antigos e tradicionais do mundo. Entretanto, assim como os demais segmentos do mercado, elas têm enfrentado um constante processo de atualização e modernização. Diante deste cenário, é muito comum que os empresários estejam tão imersos às atividades cotidianas que acabem deixando a gestão financeira de suas empresas em segundo plano.

O Brasil está vivendo uma fase de grande instabilidade financeira. E esse contexto conturbado traz um novo desafio para os donos e administradores de rádios: manter o seu negócio lucrativo, independentemente da crise. Por isso, a gestão financeira de uma rádio requer o trabalho de profissionais capacitados para torná-la sustentável e eficiente como um negócio.

A área financeira é uma das mais importantes, e, sem dúvidas, a que precisa de mais atenção dentro de qualquer empresa. Isso se deve ao fato de que é ela que fornece o suprimento a todos os outros setores. Se há falta de recursos na área financeira, a empresa não tem condições de continuar com suas atividades.

Isso significa que um gerenciamento financeiro adequado para o seu negócio pode não só salvar a sua empresa da falência, mas garantir resultados satisfatórios mesmo diante de uma economia instável.

Quando o assunto é a administração de uma rádio, muitas vezes será preciso fazer cortes nas despesas. Contudo, você deverá sempre levar em conta a manutenção da qualidade do conteúdo que é oferecido ao seu público.

Invista sempre em tecnologia, atualize os processos que estão defasados e diversifique os tipos de espaços oferecidos aos anunciantes. Isso vai garantir um equilíbrio maior do seu negócio.

Lembre-se sempre que a falta de controle financeiro é a principal razão de falência no Brasil, levando muitas pequenas empresas a fecharem as portas ainda no primeiro ano de atividades.

Para não fazer parte desse grupo, aprenda a forma como o levantamento de dados, planejamento orçamentário, controle do fluxo de caixa e acompanhamento do demonstrativo de resultados pode auxiliar a sua gestão e trazer benefícios para a sua empresa mais rápido do que você imagina!

Com dicas simples você pode evitar futuros problemas econômicos com o seu negócio. Quer saber mais sobre o assunto? Confira o nosso manual completo e comece a planejar o seu orçamento agora mesmo!

2. Separe os custos das despesas

Na hora de cuidar da gestão financeira de um negócio, é muito comum haver confusão e dificuldade para diferenciar os custos e as despesas. Entretanto, essa classificação é simples e fundamental para avaliar os resultados da organização, seja ela do segmento industrial ou um meio de comunicação. Entenda adiante o que difere esses dois termos.

2.1 Custos

Os custos são todos e quaisquer gastos relacionados à aquisição, produção ou comercialização de algum bem ou serviço. Eles envolvem elementos como matéria-prima, mão de obra, depreciação de equipamentos, frete, energia elétrica, manutenção, materiais de conservação, entre outros.

Na indústria, os custos são todos os gastos ligados a produção. Em empresas do setor de comércio, representam os gastos para adquirir, gerir e armazenar as mercadorias. No caso dos prestadores de serviço, esses custos estão relacionados a tudo que a empresa gastou para produzir o serviço final.

De forma geral, podemos classificar os custos como os gastos atrelados diretamente a atividade-fim da empresa. Ou seja: quanto mais você vende, maiores são esses gastos.

2.2 Despesas

Geralmente, as despesas são os gastos relacionados com as áreas administrativas de uma empresa. Apesar de serem fundamentais para o bom funcionamento do negócio, elas não colaboram diretamente na geração de novos produtos ou serviços.

Esse tipo de gasto pode ser identificado a partir da seguinte lógica: independentemente do resultado das vendas de uma empresa, os gastos serão os mesmos e estarão presentes no orçamento final do negócio.

Gastos com aluguel do espaço, salários dos funcionários, material de escritório, contas de telefone e marketing podem ser considerados exemplos de despesas.

Apesar de parecer uma mera formalidade, a classificação dos gastos de acordo com a sua natureza financeira é essencial para realizar uma análise correta dos números da empresa. Identificando se os seus custos e despesas estão compatíveis com a realidade econômica do seu negócio, será possível fazer todos os ajustes necessários.

3. Faça um planejamento orçamentário

O planejamento orçamentário é, de forma resumida, uma espécie de previsão das receitas e gastos do seu empreendimento. Ou seja, é quanto dinheiro a sua empresa pretende receber, gastar e investir em um período determinado.

Em geral, esse planejamento é feito a partir de um tempo aproximado de um ano e deve considerar fatores como custos, despesas, receitas e investimentos.

Além de uma previsão para os próximos 12 meses, um bom planejamento orçamentário também pode auxiliar no acompanhamento de resultados e na criação de metas para o seu negócio. Para isso, basta fazer um detalhamento mês a mês do seu orçamento, comparando se os valores estão compatíveis com o que foi planejado anteriormente.

Gerenciar as finanças da sua empresa de forma correta e equilibrada garante o sucesso dos seus projetos.

Para começar a controlar o seu orçamento e evitar problemas financeiros em sua rádio, você pode seguir o passo a passo e começar a planejar as suas finanças agora mesmo! Confira:

  •  use uma planilha para fazer o orçamento: todas as informações devem ser anotadas de forma organizada e detalhada. Você pode encontrar modelos prontos em sites especializados de administração;
  • estabeleça o objetivo dos gastos: nunca misture o dinheiro da empresa com os seus ganhos pessoais. Estipule o destino e o valor de cada gasto;
  • cheque as contas com cuidado: faça o planejamento de forma minuciosa, anotando todas as possibilidades de ganhos e gastos, ainda que sejam pequenos;
  • reavalie o orçamento: cheque regularmente o orçamento para acompanhar se o planejamento está sendo seguido e evitar que algum gasto passe despercebido.

Apesar de ser uma importante peça para a gestão financeira da sua rádio, o planejamento do orçamento não deve ser uma estratégia isolada dos gestores. Para garantir bons resultados, é importante que todos os colaboradores participem do processo, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento do negócio.

4. Controle o seu fluxo de caixa

Junto à Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), o fluxo de caixa é um dos mais importantes instrumentos para a gestão financeira de uma empresa. Por meio dele é possível realizar o controle de todas as movimentações financeiras do seu negócio em um determinado período de tempo.

Para entregar o melhor resultado possível, o fluxo de caixa deve incluir alguns itens muito importantes, entre eles:

  • plano de contas;
  • registro de lançamentos;
  • contas a pagar;
  • contas a receber;
  • controle de entrada;
  • controle de saída.

Somente assim é possível ter conhecimento de todas as suas finanças e, consequentemente, manter o seu negócio saudável.

Existem duas formas de realizar essa gestão orçamentária: por meio do regime de caixa e do regime de competência.

O regime de caixa é o mais utilizado entre as empresas. Nele o fluxo é gerado a partir das datas exatas das transações, ou seja, quando o dinheiro efetivamente entra ou saí do caixa.

No regime de competência, a gestão é feita a partir das datas das negociações. Uma venda parcelada, por exemplo, tem todo o seu valor incluso no fluxo de caixa assim que é acordado. Esse modelo pode trazer algumas divergências orçamentárias e, por isso, não é muito utilizado (exceto em casos de DRE).

O controle regular do fluxo de caixa é essencial para uma gestão financeira eficiente. É por meio dele que o gestor consegue checar todas as transições futuras, se organizar e tomar as decisões da empresa de forma mais eficaz. Em conferências diárias, semanais ou mensais, já é possível fazer a verificação e análise dos seus negócios.

Para que esse controle seja bem aproveitado e cumpra seus objetivos iniciais, é essencial manter relatórios periódicos com todos os números registrados nas transações. É possível que a sua empresa quebre mesmo dando lucro, e o fluxo de caixa é a ferramenta que vai sinalizar esse tipo de problema de maneira mais concreta.

Se você não tem muito tempo ou disponibilidade para gerir e analisar os relatórios financeiros da sua rádio, invista ao menos em um fluxo de caixa. Ele lhe dará um mínimo de informações necessárias que serão muito valiosas para o seu controle orçamentário.

5. Acompanhe o DRE mensalmente

A Demonstração do Resultado do Exercício, mais conhecida como DRE, é um documento contábil que apresenta o resumo financeiro das atividades de uma empresa.

Assim como o fluxo de caixa oferece uma visão detalhada do presente e futuro do seu negócio, o DRE é responsável por oferecer uma visão do seu passado financeiro.

Criado em 1976, por meio da Lei 6.404, o DRE tem como objetivo mostrar todas as operações que foram realizadas pela empresa em um período determinado. Apresentando, assim, se o negócio teve lucro ou prejuízo. De forma resumida, ele é responsável por avaliar a saúde financeira da empresa.

Apesar de geralmente abranger o período de 12 meses, o documento também pode ser elaborado mensalmente ou a cada três meses, para fins administrativos ou fiscais.

O acompanhamento mensal desses dados auxilia os gestores a terem uma visão real da condição econômica da empresa, influenciando diretamente na tomada de decisões estratégicas. O relatório pode indicar possíveis desperdícios e, assim, ajudar a evitar futuras crises.

Por meio do DRE é possível calcular indicadores como a margem de contribuição, ponto de equilíbrio, lucratividade, entre outros. Você também pode usar o documento como base para os seus próximos planejamentos orçamentários

O DRE é calculado por meio do regime de competência. No seu relatório, as receitas e gastos são organizados em categorias e, ao fim do documento, é indicado se a sua empresa deu lucro ou prejuízo.

Apesar da estrutura e nomenclatura variarem de empresa para empresa, alguns padrões são respeitados e utilizados em todos os relatórios.

A primeira parte do documento apresenta a Receita Bruta de Vendas. Dela são reduzidos os valores das devoluções, abatimentos, descontos comerciais e impostos. O resultado deste cálculo é chamado de Receita Líquida de Vendas.

A partir do valor da Receita Líquida de Vendas, são deduzidos o custo das mercadorias e serviços vendidos. Chegando-se, assim, ao Lucro Bruto.

Do Lucro Bruto são descontadas todas as despesas operacionais, financeiras, gerais e administrativas. Então, chega-se ao valor do Lucro, ou do Prejuízo, Operacional Líquido.

A partir disso, são acrescentados os resultados não operacionais (caso existam), chegando finalmente ao Lucro Líquido do Exercício.

À medida que estes relatórios começarem a fazer parte da sua rotina, você será capaz de incorporar novos conceitos e melhorar o planejamento econômico do seu negócio a cada dia. Você perceberá que não precisa ser um especialista no assunto para manter uma boa gestão da sua rádio, e a leitura dos relatórios se tornará uma tarefa mais fácil do que você imagina.

6. Conclusão

Independentemente da sua área de atuação, uma empresa que não tem uma boa gestão financeira está sujeita a diversos problemas econômicos, que incluem desde inadimplência até à falência total do empreendimento.

Mantendo uma administração eficiente, é possível avaliar como foram os resultados passados de um negócio e identificar como está sua situação atual. Com todos esses dados, é possível que os gestores reconheçam suas falhas e encontrem alternativas para melhorar o desempenho do negócio.

Somente a partir de análises detalhadas é possível dar continuidade às atividades de qualquer empresa de forma economicamente saudável. Os resultados dos relatórios atuais ajudam a definir o futuro da empresa, atendendo todas as necessidades do empreendimento e, se possível, apontar novos direcionamentos.

Para ter melhores resultados em seus relatórios e análises, é fundamental contar com o auxílio de profissionais especializados no assunto, como economistas e contadores. Quando a gestão financeira é feita de forma correta, sua empresa apresenta melhores resultados, maior qualidade final nos produtos ou serviços e conquista confiabilidade no mercado.

São os relatórios da gestão financeira que vão fornecer todas as informações para auxiliar você na tomada de decisão sobre os rumos que a sua empresa deve tomar. Quer melhorar os rumos econômicos da sua rádio? Então comece a implantar os conceitos da gestão financeira ainda hoje!

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